Atletas de final de semana e os riscos para a saúde

Atletas de final de semana e os riscos para a saúde

Movimentar-se é algo que precisamos fazer para nos mantermos ativos e saudáveis e cuidar da saúde é muito importante e a prática de atividade física regular é uma das recomendações médicas mais comuns para todas as idades. Acontece no cotidiano tumultuado, com agendas sempre cheias de compromissos se exercitarem durante a semana têm sido, cada vez mais, um desafio para muitos, que acabam optando por se exercitar apenas no fim de semana. E os especialistas alertam: Isso é um perigo! “Com o dia a dia corrido e atribulado muitas vezes não conseguimos realizar atividades físicas com regularidade, e algumas pessoas resolvem ‘tirar o atraso’ fazendo atividade física apenas aos finais de semana, os famosos atletas de fim de semana. Isso apresenta um grande risco à saúde, pois muitas vezes acabamos realizando mais atividade do que o nosso organismo está preparado para suportar e as lesões acabam aparecendo”, alerta Dr. Marcos Paulo Vanzin, ortopedista e traumatologista do Hospital das Nações.

Essa rotina de “atletas de fim de semana” pode trazer muitas dores por conta das lesões, que ocorrem devido à falta de prática e de habilidade na atividade, como por exemplo, quedas, entorses ou luxações de articulações, especialmente joelho e tornozelo. “Outras lesões aparecem pela falta de condicionamento adequado como os estiramentos, distensões e rupturas musculares. Em alguns casos mais extremos, caso o atleta exija muito além do que o seu organismo pode suportar podemos ter alterações cardíacas e até mesmo mal súbito ou parada cardíaca”, destaca.

De acordo com o especialista, durante o inverno essa prática irregular de atividade física é ainda pior, pois os riscos aumentam. “Há um aumento principalmente em risco de lesões musculares como estiramentos e ruptura especialmente se não fizermos um período adequado de aquecimento e pré-condicionamento para a atividade física, pois no inverno o fluxo sanguíneo está diminuído para as articulações e para a musculatura. É sempre importante a realização de no mínimo 10 minutos de aquecimento antes de iniciar prática esportiva”, explica o médico.

Como se exercitar com pouco tempo?

Mas, quais seriam os cuidados necessários para pratica de atividades quando se tem pouco tempo na agenda? Segundo o especialista do Hospital das Nações, o segredo é dosar a quantidade de atividade física ao longo da semana não deixando tudo acumulado para aquele sábado ou domingo a tarde no parque. “O ideal é realizarmos ao menos 30 minutos de atividade física moderada, 5 vezes por semana, de acordo com a recomendação do Colégio Americano de Medicina do Esporte. Caso não seja possível podemos fazer um período maior ao final de semana, mas devemos respeitar nosso organismo, fazer um período adequado de aquecimento, não exceder nosso limite e não tentar realizar tudo aquilo que não fizemos ao longo da semana e sempre lembrar de fazer um alongamento caprichado ao final”, orienta.

Quanto aos exercícios que podem ser feitos apenas no fim de semana,  “Podemos aproveitar aquele tempo extra do fim de semana para realizar uma caminhada ou trote no parque, fazer um pedalada de bicicleta, jogar futebol com os amigos, mesmo que somente um ou dois dias por semana, já temos benefícios de gasto calórico, redução da pressão arterial e dos níveis de açúcares no sangue”, recomenda Dr. Marcos Paulo.