O nome é complicado e o problema também: A condromalácia patelar. Trata-se de um quadro de “afinamento” da cartilagem de revestimento da patela na região do joelho que causa incômodo ao paciente. Mas calma, tem cura e o tratamento é possível.
De acordo com Dr. Bernardo Luz, ortopedista do Hospital das Nações, a sobrecarga nessa articulação é a principal causa do problema. “A sobrecarga pode acontecer devido ao sobrepeso ou exercícios físicos feitos de forma errada ocasionando um possível desequilíbrio muscular ao redor da patela”, explica. Por isso, é preciso reduzir o impacto e o peso do corpo para cuidar das articulações, especialmente, nessa região.
Segundo o médico, esse desgaste na cartilagem do joelho é comum tanto nos homens quanto nas mulheres, sendo mais comum acontecer com elas. “Isto acontece, principalmente devido ao formato dos joelhos na maioria das mulheres”, esclarece. “A idade pode agravar a patologia, se não corrigidos os fatores predisponentes”, complementa.
Além das pessoas comuns, como esse é um quadro que afeta o joelho, atletas podem ficar mais suscetíveis à condromalácia patelar. De acordo com o ortopedista, os atletas são pessoas que podem desenvolver este “desgaste” devido à super utilização do joelho. “Isso pode ocorrer principalmente em atletas do sexo feminino”, comenta.
Tratamento
“O tratamento da condromalácia patelar consiste em melhoria dos sintomas, com medicamentos e fisioterapia”, afirma Dr. Bernardo, que completa: “O principal tratamento, no entanto, é o equilíbrio das forças musculares, que é realizado através de ganho de massa muscular da musculatura ao redor do joelho”, alerta.
A dúvida que ainda fica sobre condromalácia patelar recai sobre o fato de pessoas que já passaram pelo problema. Afinal, quem teve esse problema pode fazer atividades físicas após o tratamento? “Quem tem esse problema pode sim realizar atividades físicas, principalmente exercícios de ganho de força, tal como musculação. Mas é possível a pratica de atividades físicas com menor impacto, tal como bicicleta e natação”, orienta o médico.
Prevenção
Qualquer problema de saúde deve ser prevenido e tratado logo quando descoberto. Com a condromalácia patelar não é diferente. “O melhor tratamento é a prevenção, através da prática de exercícios regulares, cuidados para evitar o sobrepeso”, comenta o ortopedista. “Após o início dos sintomas, o tratamento deve ser o mais breve possível, para evitar a progressão da doença. que pode chegar até a uma artrose do joelho”, ressalta.