O verão chegou e é preciso cuidar do maior órgão do corpo humano, a pele. Muitas vezes essa área do corpo recebe pouca atenção e isso tem levado a um aumento de casos de câncer de pele e outras doenças. Segundo especialistas, no Brasil as pessoas sabem da importância desse cuidado, mas ainda precisam praticá-lo.
Para evitar passar por uma situação desconfortável com sua pele, seja na ida à praia ou piscina, a recomendação dos médicos dermatologistas é ter o hábito de usar protetores solares e esse uso deve ser feito de forma correta, utilizando o produto que atenda às especificidades de cada tipo de pele.
Textura e FPS dos protetores
Protetores solares possuem textura e FPS (Fator de Proteção Solar) diferenciados, sendo assim, é importante você saber como cada um deles pode colaborar na proteção da pele. Em relação ao fator de proteção solar, os especialistas são unânimes em recomendar que seja acima de 50, independentemente da cor da pele, seja para adultos ou crianças. Alguns profissionais recomendam FPS 30 para peles morenas e FPS 20 para pele negra. Fato é que não importa se a pele é mais clara ou mais escura, é importante buscar ajuda profissional para fazer o uso da proteção solar com o protetor de forma adequadamente, impedindo assim a ação dos raios ultravioleta na pele.
Já no tocante às textura, os protetores solares são classificados como:
1) Toque seco: Indicado para quem tem tendência maior à oleosidade, deixa a pele mais sequinha e lisa, com efeito matificante;
2) Oil free: traduzido para o Português, o próprio nome já diz: “não possui óleo em sua composição”, por conta disso é mais indicado para pessoas que têm a pele oleosa, mista ou acneica;
3) Cremoso: Indicado para a pele seca ou que está ressecada, pois tem textura mais hidratante.
Outro aspecto importante sobre esse tema é sobre a informação que é apresentada no rótulo do protetor solar sobre a proteção para os raios ultravioleta do tipo A e B (UVA e UVB). De acordo com especialistas, a proteção UVB garante proteção contra as queimaduras solares, enquanto a proteção UVA garante proteção contra o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Reaplicação a cada 2 horas
Outro aspecto importante é aplicar o filtro solar adequadamente, com uma camada uniforme e generosa. A reaplicação deve ocorrer a cada 2 horas de exposição solar, ou após molhar o corpo no mar, piscina ou ducha, por exemplo.
Especialistas também recomendam o protetor solar bebível ou suplementos com carotenos e antioxidantes. Segundo eles, em conjunto com o filtro solar, eles ajudam a proteger a pele dos danos causados pelo sol.
Por fim, para cuidar corretamente da pele e fazer o uso do protetor que atenda sua necessidade e mantenha a saúde de sua pele em dia, recomenda-se uma ida ao dermatologista. Esses profissionais irão direcionar qual o tipo de protetor é adequado para seu tipo de pele, para garantir que você fique protegido no verão e conquiste aquele bronzeado que poderá durar o ano todo.