É unanimidade entre os médicos a orientação aos pacientes para a prática de atividade física de forma regular. Afinal, manter-se em movimento é primordial ter uma boa qualidade de vida e para o equilíbrio da saúde física e mental. Mas isso deve ser deve ser feito da forma certa, com o acompanhamento de especialistas para não se expor a riscos desnecessários.
Na pandemia – e até mesmo antes dela – muitos indivíduos passaram a praticar exercícios em casa, por conta própria e colocando a saúde em risco. Esse cenário resulta em grande parte da facilidade de acesso a informações e treinamentos ofertados pela Internet de forma gratuita. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que há riscos ocultos, já que não há um tratamento individualizado. Esse é o ponto mais importante nesse contexto. Mesmo que sejam ofertados por um profissional, talvez os exercícios dados não sejam adequados a você.
Quem mais sofre com os exercícios físicos sem orientação profissional são as articulações. Pode ocorrer fraturas, lesões musculares, tendinites e até condições mais graves, como problemas cardíacos, pressão arterial.
Além do profissional de educação física e o clínico geral, os nutricionistas também têm um papel muito importante na orientação de uma atividade física. A alimentação inadequada para a prática de atividades físicas pode gerar quadros de dores de cabeça, cansaço excessivo, insônia e estresse. Por isso é preciso ter uma dieta balanceada em vitaminas e nutrientes, que só pode ser dada por nutricionistas.
Com acompanhamento profissional a prática de atividade física será realizada com segurança, sem por sua saúde em risco. De acordo com médicos, antes de iniciar qualquer treinamento há, por exemplo, uma avaliação do indivíduo que vai desde a aferição da pressão, os batimentos cardíacos até a checagem de colesterol e triglicérides.
Atividades físicas como musculação e aeróbicos, por exemplo, precisam de prescrição médica, já que cada pessoa tem um objetivo, seja o emagrecimento, ganho de massa muscular, entre outros. É preciso ter em mente que profissionais estão preocupados com sua saúde e querem ajudá-lo a atingir seus objetivos e para isso respeitam o princípio da individualidade biológica, que determina que nenhum ser é igual ao outro. Então, lembre-se, antes de iniciar qualquer exercício físico, procure orientação de profissionais que irão avaliar sua condição física para a prática da atividade que deseja realizar. Procure a ajuda de quem entende e promove saúde. Cuide-se!