Tome cuidado com o excesso de exercícios!

Tome cuidado com o excesso de exercícios!

Todo mundo gosta de manter a forma, olhar-se no espelho e admirar-se. A busca por um corpo bonito, saudável – e até mesmo “sarado” – é muitas vezes o foco de algumas pessoas. Fato é que, nessa busca desenfreada, muitos exageros ocorrem na quantidade de exercícios, trazendo danos à saúde ao invés de benefícios. Por isso, é preciso ficar atento ao excesso de atividades físicas tanto quanto ao sedentarismo.

“A definição de excesso de exercícios é muito subjetiva e pode variar conforme o nível de prática esportiva da pessoa. É importante ter em mente que o descanso e a alimentação adequada são essenciais para a prática saudável de exercícios. Qualquer dor acima do normal para o treino e alterações como insônia, irritabilidade, queda de rendimento nos treinos, perda de massa magra e alterações no ciclo menstrual podem indicar um excesso de atividades físicas”, explica o Dr. Matheus Teixeira, ortopedista do Hospital das Nações. “Idealmente devemos realizar atividades aeróbicas e contra resistência de maneira alternada, em dias diferentes”, complementa.

Prejuízos do excesso de exercícios físicos

Segundo Dr. Matheus, o excesso de exercícios pode ser muito prejudicial a nossa saúde, sendo a causa de problemas ortopédicos, aumentando o risco de lesões musculares, tendinopatias, fraturas por stress, dores articulares etc.  “Até em casos mais graves, podendo acarretar problemas renais agudos e, em mulheres, o excesso de atividades físicas pode evoluir para desde a ‘síndrome do overtraining’ até a tríade da mulher atleta, que pode desencadear problemas hormonais, ginecológicos, osteoporose e até fraturas”, alerta.

Evite os excessos e mantenha a saúde

A prática de exercícios é recomendada para todos e cada qual deve respeitar os seus limites. Segundo ele, os exercícios são recomendados para todas as pessoas desde que mantenha uma regularidade e não exagere.

“Recomenda-se, preferencialmente, atividades que ativem grandes grupos musculares, que sejam mantidas continuamente e de natureza rítmica e aeróbica; associar exercícios de força (treinamento contra resistência) com intensidade moderada – séries com 8 a 12 repetições, com pelo menos 6-8 exercícios diferentes por sessão de treino”.

A periodicidade ideal para a prática de exercícios voltada à saúde e qualidade de vida é manter uma frequência de treinamento de 3 a 5 vezes por semana, com duração entre 20 e 60 minutos de atividade aeróbica contínua. Segundo o ortopedista, a duração é inversamente proporcional a intensidade do treino.